A importância de ensinar valores a jovens aprendizes

Em nossas salas de aula de inglês, ensinamos muito mais do que apenas a língua. Como educadores, nosso trabalho é ajudar as crianças a se tornarem cidadãos responsáveis que se preocupam com o mundo ao seu redor. É essencial que as crianças aprendam valores como tolerância e respeito pelos concidadãos.

Precisamos ensinar as crianças sobre diversidade e celebrar as diferenças entre nós. As crianças também precisam aprender a ter empatia com os outros, gerenciar seus próprios pensamentos e emoções e tomar decisões responsáveis com base em normas sociais e integridade pessoal.

3 dicas para ensinar valores para jovens aprendizes

Aqui estão algumas dicas e ideias para ajudá-lo a introduzir valores em suas aulas.

  1. Modele o comportamento que você deseja que os alunos tenham.

Se você quer que os alunos sejam tolerantes e respeitosos, é absolutamente essencial que você dê o exemplo. Você pode fazer isso por:

  • Mostrando aos alunos como ouvir atentamente as ideias uns dos outros sem interromper
  • Ser inclusivo e celebrar a individualidade
  • Gerenciando suas próprias emoções e 
  • Tomando decisões justas na sala de aula

  1. Use materiais inclusivos.

Precisamos expor as crianças a pessoas de todas as esferas da vida. Se os materiais da sua sala de aula parecem não ter diversidade, procure por fotos, vídeos ou textos que ajudem a promover um ambiente e atitude inclusivos entre os alunos.

  1. Torne-o real.

Os valores podem ser abstratos e difíceis para os jovens estudantes entenderem. Sempre forneça exemplos práticos onde o valor é demonstrado, seja através de pessoas e situações reais ou personagens e configurações fictícios. Organizar uma visita de classe, por exemplo, a um abrigo local ou a uma clínica de repouso, pode realmente ajudar as crianças a perceberem a importância dos valores que aprendem, ao mesmo tempo que lhes dá a oportunidade de colocar em prática o que aprenderam.

Ensinar valores através de histórias

Contos de fada, fábulas e histórias tradicionais geralmente têm uma moral ou valores claros dentro deles – e podem ser particularmente eficazes no desenvolvimento de habilidades sociais, emocionais e de cidadania. Eles são bem conhecidos em muitas culturas diferentes e contém temas que as crianças pequenas reconhecerão facilmente.

Acampamento de leitura de verão

Reunimos uma coleção de recursos e materiais que ajudarão você a usar histórias para ensinar valores em suas aulas.

  1. Explore a importância de manter as promessas e a justiça com The Princess and the Frog.
  2. Considere como podemos aprender com pessoas diferentes e a importância de ouvir conselhos com The Jungle Book.
  3. Discuta como todos são diferentes e a importância de respeitar as opiniões de outras pessoas com Town Mouse e o Country Mouse.
  4. Promova trabalho duro e bom comportamento com Pinóquio.
  5. Pense em como uma atitude positiva e auto-confiança podem ajudá-lo a ter sucesso com Peter Pan.

Por: Joanna Wiseman

O original, em inglês, desse artigo encontra-se em The-importance-of-teaching-values-to-young-learners